Provavelmente, você já leu ou ouviu falar neste termo, ou mesmo sua abreviatura (CTA). O ABC do Marketing Digital explica o que é e qual a finalidade da call to action.
O termo, em inglês, significa "chamada para ação". Como o nome já diz, a principal finalidade da call to action é incentivar o leitor de um blog, de um e-mail marketing ou usuário de rede social a realizar uma ação.
Mas, afinal, que tipo de ação? Podem ser diversas: baixar um e-book, comprar um produto, realizar uma inscrição, agendar um horário, fazer uma reserva, assistir a um vídeo, realizar um cadastro, baixar um aplicativo, etc.
Sabe aquelas publicações que você visualiza no seu feed ou nos stories das redes sociais que vêm acompanhadas de um botão "comprar agora", "saiba mais", "envie uma mensagem pelo WhatsApp", "assista mais"? Estas chamadas são alguns dos diversos exemplos de call to action que o ABC do Marketing Digital traz para você.
É possível, ainda, utilizar diversas chamadas para ação em um mesmo texto, e não precisa ser necessariamente em um anúncio pago. As suas publicações do dia a dia, os seus artigos no blog, o seu e-mail marketing podem conter diversas calls do action, convidando o leitor a se inscrever em seu canal, baixar seu app, visitar seu site, etc.
Portanto, a chamada para ação é a isca perfeita para conduzir a pessoa ao local que você deseja, para que ela se torne um lead, ou seja, um potencial consumidor do seu produto, serviço ou conteúdo.
Gostou da dica? Esta e muitas outras aulas você encontra aqui no ABC do Marketing Digital, a plataforma de ensino de marketing digital mais completa da atualidade.