Muito se ouve falar em público-alvo e persona, e as pessoas às vezes acabam confundindo e afirmando que estes dois termos representam a mesma coisa. Errado. Leia até o final que ao ABC do Marketing Digital explica.

O público-alvo é um perfil sócio-econômico e cultural de pessoas que você deseja atingir com o seu conteúdo para vender o seu produto ou serviço. Ele pode ser definido pela localização, renda média, gênero, faixa etária, entre outros fatores.

E a persona? Ela consiste em uma parcela do seu público-alvo, com características mais específicas. Cada persona possui dores, desejos, medos, hobbies, gostos e comportamentos próprios. Ao lançar no mercado um produto ou serviço, é fundamental que você defina, mais do que o público-alvo, um perfil "micro" com grande potencial de consumi-lo.

Mas, afinal, por que eu devo definir quem é a minha persona? A resposta é simples: quanto mais eu conhecer o comportamento, os gostos e os desejos do meu potencial consumidor, mais chances eu terei de satisfazê-lo com o meu produto/serviço. É como se eu estivesse fabricando um medicamento para uma dor específica de uma parcela da população.

E você, já definiu a sua persona? Esta e muitas aulas você encontra aqui no     ABC do Marketing Digital, a plataforma de marketing mais completa da atualidade.