O WhatsApp Marketing é uma ferramenta poderosa, com um grande potencial de fidelização de clientes e o principal: é gratuita.


Por isso, é fundamental saber usá-la da melhor maneira possível. E quando nos perguntam se o WhatsApp Marketing deve ser implementado com grupos ou listas de transmissão, a resposta é rápida e direta: listas de transmissão, com certeza. Confira as dicas valiosas do ABC do Marketing Digital para utilizar esta ferramenta da melhor forma possível.

Cada lista reúne até 256 contatos, que irão receber o seu conteúdo como se você estivesse enviando individualmente. Por isso, lembre-se: criar grupos para fazer o seu marketing é uma péssima escolha.

Outra grande vantagem das listas de transmissão é que elas podem ser segmentadas, de acordo com o perfil do seu consumidor e com os tipos de produtos ou serviços que você oferece.

E como construir estas listas? De muitas formas:
- A partir da agenda de contatos do seu celular;
- Criando um clube de vantagens para a sua empresa, onde você oferece vantagens em troca do cadastro do seu cliente;
- Usando os próprios cadastros do seu sistema (CRM);
- Patrocinando publicações nas redes sociais que estimulem o envio de cadastros;
- Utilizando as suas próprias conversas de WhatsApp;
- Usando os contatos que chegam através do formulário de contato do seu site.

Mas e o conteúdo? O que disparar para as listas de transmissão? Lembre-se que o ideal é não tentar vender o tempo inteiro, de maneira agressiva. Os seus clientes querem ser impactados positivamente, com conteúdos que agregam valor e despertam interesse. Dicas, artigos, passo a passo, tutoriais, novidades e receitas, por exemplo, são ótimas opções.

DICA DE OURO DO ABC DO MARKETING DIGITAL: o primeiro passo, após salvar os contatos no seu celular, é disparar uma mensagem padrão para cada um deles, manualmente, convidando-os para salvarem o seu número na agenda, para receberem conteúdos interessantes e fazerem parte do seu clube de vantagens.

Por que? Pois se a pessoa não salvar o seu contato, ela não receberá seus conteúdos, e você não estará utilizando esta poderosa ferramenta da maneira mais eficaz.

Gostou das dicas? Esta e muitas outras aulas você encontra no ABC do Marketing Digital, a plataforma de marketing digital mais completa da atualidade.