O e-mail marketing ganhou escala nos anos 1990, embora a ferramenta tenha alcançado o seu auge no início dos anos 2000.

Com a chegada das redes sociais, do WhatsApp, Telegram e outras diversas plataformas digitais, muitas pessoas pensam que o E-mail marketing está saindo de moda, perdendo força. Será? O ABC do Marketing Digital esclarece essa dúvida agora.

O E-mail marketing ainda está na moda e por um simples motivo: todo mundo tem um (ou mais de um) e-mail. Estima-se que atualmente há cerca de 2,9 BILHÕES de usuários de e-mail ao redor do planeta. Esse número representa simplesmente mais de um terço da população mundial.

A grande questão é que o E-mail marketing vem tornando-se uma forma de comunicação e interação cada vez mais personalizada. É preciso manter um relacionamento diferente com cada perfil do seu mailing (lista de e-mail).

Por exemplo, a abordagem usada com quem já abriu seus e-mails anteriores deverá ser diferente da abordagem com quem ainda não visualizou o seu conteúdo. Você deve utilizar estratégias distintas de comunicação via e-mail com cada um dos "blocos" da sua lista de e-mails.

Para isso, existem ferramentas de automação de E-mail marketing que realizam estas segmentações avançadas, das quais falamos no Curso de E-mail Marketing do ABC do Marketing Digital, em um módulo destinado às Ferramentas de Automação de E-mail.